janeiro 8, 2024 9:52 pm

A importância de um projeto de pontes com qualidade Ecopontes

É inegável que o êxito de obras de pontes metálicas e mistas começa com os projetos básicos e executivos bem elaborados. Para tanto, os projetos de pontes metálicas, de concreto e mistas são divididos em infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura, sendo compostos por fundação, paredes costais e estrutura metálica, respectivamente.

As fundações de pontes também podem ser de vários tipos, tais como estacas metálicas, estacas de concreto, entre outros.

A equipe de engenharia da Ecopontes, sendo ela especializada na construção de pontes mistas e metálicas, mantém um padrão de etapas para a entrega do projeto executivo, iniciando com a concepção, onde as informações são reunidas. Feito isso, é realizada a definição de fundação por meio dos estudos de sondagem, altura das cabeceiras, avaliando o levantamento topográfico e necessidades do local de instalação. Posteriormente, se desenha as dimensões da transposição e finalizamos com a elaboração do projeto executivo, detalhamento, conferências e aprovação para seguir com a execução, tanto da estrutura civil em obra, quanto da metálica em fábrica, na sede da empresa.

Todos os projetos de pontes mistas e metálicas são concebidos, calculados e detalhados seguindo as normas técnicas especializadas, principalmente a NBR 6118/2023: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento.

É de suma importância que os projetos executivos sigam um padrão de qualidade, facilitando a fase construtiva in loco e fabril, diminuindo o índice de erros, imprevistos e possíveis problemas após a entrega da obra. Aqui na Ecopontes, asseguramos o cumprimento dos mais rigorosos padrões de qualidade, o que nos proporciona agilidade, pontualidade e segurança durante todo o processo de construção de pontes por todo o Brasil.

Beatriz Pasoti
Engenharia Civil
Pague com: Bandeiras de cartões
Logotipo