abril 10, 2024 5:47 pm

FAZENDAS, SITIOS, CHÁCARAS, AGROVILAS, E CONDOMINIOS RURAIS PRECISAM DE PONTES?

A necessidade de uma ponte é comum na maioria das propriedades rurais, digamos da porteira para dentro, onde a responsabilidade é do proprietário, e não do municipio, estado ou União.

Geralmente esta necessidade é cobrada dos gestores publicos, os quais se não o fizerem serão penalizados pela justiça – os gestores e os proprietários. Prefeitos e vereadores são cobrados dioturnamente para a execução destas melhorias dentros destas áreas rurais particulares.

Se denunciadas, estas obras serão causa de crime, gerando enormes problemas a todos os envolvidos. Uma ponte instalada dentro de uma propriedade rural é de total responsabilidade do dono, inclusive se esta ponte for a causadora de algum acidente que leve a vitimas ou prejuizos materiais, todos os ressarcimentos cairão sobre o dono da área.  A coisa é muito séria.

Construir uma ponte e pretendendo que a mesma venha a dar segurança aos usuários requer conhecimentos técnicos, experiência do construtor, boa qualidade dos materiais empregados, análise do solo no local da instalação dos apoios, observação sobre as cheias do rio, declividade dos acessos, entre outros aspectos.

Pontes de madeira, quando bem executadas, são sim resistentes, mas não tão duráveis como as pontes mistas ou totalmente de concreto. A longevidade das pontes é um ponto a se observar, pois os custos de implantação são elevados, quer sejam elas de madeira ou outro tipo de material. Veja que uma ponte de madeira não tem vida util maior que 7 anos, sendo que após dois anos de instalada, a mesma já requer manutenção, isso se construida observando todas as boas técnicas e regras que regem este tipo de obra.

Com a evolução das tecnicas construtivas e utilização de materiais sustentáveis, as pontes mistas se apresentam como as mais adequadas para suprir estas necessidades dos produtores rurais, e não pensem que esta metodologia construtiva custa mais caro que uma ponte de madeira.

A durabilidade de uma ponte mista de aço e concreto vai além de 100 anos – isso mesmo: 100 anos – sendo que sua capacidade de carga pode ser dimensionada para uso de um pequeno trator agricola assim como um bitrem/treminhão carregado de adubo ou grãos. As pontes mistas podem ser adquiridas em forma de KITS, ou seja, você adquire as partes da ponte e com orientação técnica a instalação pode ser realizada por pessoal não especializado.

A ECOPONTES vem avançando na evolução de técnicas que permitem a construção de pontes mistas de maneira simples e de baixissimo custo, tornando-as mais viáveis que a implantação de pontes de madeira. Os KITS ECOPONTES são leves e se adequam a qualquer tipo de terreno, principalmente para aqueles locais distantes e de dificil acesso.

Você pode ter a necessidade de instalar uma pequena ponte de 4,00m ou 6,00m de comprimento para cargas leves, como a de uma camionete ou um veiculo ¾. A ECOPONTES tem o produto. Por outro lado, se você deseja construir uma ponte de 40,00m ou mais para passagem de bitrens/treminhões ou outros veiculos de maior carga, a ECOPONTES tem a solução. Isso tudo dentro do menor prazo e das melhores condições de pagamento que o mercado oferece.

O conceito de FAÇA VOCÊ MESMO propicia ao produtor rural uma economia sem igual para a instalação das pontes mistas ECOPONTES. Uma cartilha de como fazer a montagem acompanha os KITS, detalhes também de como fazer as fundações e cabeceiras estão minuciosamente descritos nesta cartilha. A assistencia técnica desde o orçamento inicial, pré-compra, instalação e manutenção são intensamente  partilhadas pela equipe técnica da ECOPONTES.

Os KITS são constituidos de: vigas longarinas e transversinas em aço resistentes a corrosão, tabuleiro em painéis de concreto pré-fabricado ou moldado no local e bate rodas tubulares, alem das orientações tecnicas para execução das fundações, cabeceiras e alas. A facilidade para instalação é fantástica, você vai se surpreender. Quanto aos custos e despesas, basta fazer as contas comparativas com uma ponte totalmente de madeira para não se arriscar em pedir aos gestores publicos que façam uma ponte em sua propriedade. Retirar madeira de sua reserva para fazer uma ponte é um desperdicio, além de possível crime ambiental, ao tempo em que as toras de reflorestamento, se não tratadas e bem dimensionadas, pouco irão durar. As pontes mistas ECOPONTES são resistentes, duráveis, práticas de instalar e economicamente viáveis.

As dimensões para as instalações além porteira são geralmente com largura de 3,50m a 5,00m e comprimentos variando de 4,00m a 36,00m sem apoio no meio do rio, sendo o melhor custo beneficio pontes com até 18,00m de vão livre. Como dito anteriomente, as capacidades de cargas podem atender veiculos de 3,00 toneladas a 130 toneladas de pêso bruto total.

Esqueça os favores quase nunca atendidos dos gestores publicos, não se desgaste, não coloque em risco seu patrimônio,  esqueça as pontes de madeira, seja inovador e pense na agilidade e segurança do escoamento de sua produção. Na maioria das vezes, um pequeno investimento inicial poderá lhe custar grandes fortunas no transcorrer da pequena vida util de uma ponte de madeira.

Na sequência de fotos abaixo você terá uma noção das facilidades para a instalação dos KITS ECOPONTES, desde a execução das fundações até a montagem final do tabuleiro.

Pague com: Bandeiras de cartões
Logotipo