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Estradas e pontes precárias deixam a nossa comida mais cara e atrasam o agronegócio do Brasil

pontes de madeira precárias deixam a nossa comida mais cara e atrasam o agronegócio do Brasil

Apenas 12,4% de toda malha rodoviária brasileira é pavimentada, algo que faz o país perder uma grande vantagem do seu privilégio agrícola

Independentemente da região ou do clima, o território brasileiro é extremamente privilegiado para a agricultura. O calendário de plantio e de colheita vai de acordo com o produto, mas há produção o ano inteiro, de norte a sul do país.

Na teoria, isso deveria garantir um alimento barato na mesa das pessoas, porém, na prática, o agronegócio do Brasil tem um grande inimigo que deveria ser um aliado: as estradas e pontes existentes no interior do país.

Condições da Infraestrutura das Estradas para logística Rural

A velocidade média de um caminhão no Brasil é muito menor do que na Europa ou nos Estados Unidos. Enquanto lá essa velocidade média fica em torno de 80 Km/h, aqui o número cai pela metade. Ou até mais.

Na Europa há grandes investimentos para reduzir os aclives das estradas e assim fazer com que os caminhões tenham uma velocidade média cada vez maior. No Brasil, além de asfalto e pontes em péssimo estado de conservação, as rodovias são marcadas por muitos aclives.

Aclives são grandes inimigos dos caminhões porque fazem as reduções de velocidades serem muito constantes. Na Alemanha, onde há essa preocupação em reduzir os aclives, o peso bruto total de um caminhão é de no máximo 40 toneladas, enquanto aqui o número salta para 74 toneladas”, explica Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Peso bruto dos caminhões são incompatíveis com as pontes de madeira

O peso bruto ser maior no Brasil não é um problema, já que ele permite transportar mais mercadoria. O problema é justamente as estradas e as pontes. É essa a grande barreira no transporte que gera impacto direto no preço final dos alimentos.

Caminhões carregados cruzam pontes de madeira, enfrentam rodovias perigosas, estradas de terra, travessias por balsas, enfim, isso atrapalha toda a logística, aumenta o tempo de transporte dos alimentos, eleva o custo do frete, aumenta o consumo de combustível e gera maior necessidade de manutenção do caminhão. Quanto maior a dificuldade, maior será o preço da comida.

Além de todo esse problema de infraestrutura que existe há décadas, as fabricantes precisam fazer adaptações em seus caminhões para que os motoristas consigam enfrentar essas estradas com mais segurança. E isso também vai refletir no preço final do veículo, encarecendo toda a cadeia até chegar ao alimento.

Segurança na logística do agronegócio

Se tivéssemos estradas melhores e mais seguras, a logística do agronegócio seria muito melhor, a frota de um produtor seria uns 30% menor, o consumo de combustível seria menor, o tempo de transporte seria menor, o valor do frete seria menor, o preço da comida seria menor e muitas vidas seriam salvas, mas essa realidade é distante e a pandemia deixou o cenário ainda pior.

Construir uma estrada ou ponte e pretendendo que as mesmas venham a dar segurança aos usuários requer conhecimentos técnicos, experiência do construtor, boa qualidade dos materiais empregados, analise do solo no local da instalação, observação sobre as cheias do rio, declividade dos acessos, entre outros.

As pontes de madeira acabam tendo custos mais elevados devido a manutenção frequente

Pontes de madeira, quando bem executadas são resistentes, mas não tão duráveis como as pontes mistas ou totalmente de concreto. A longevidade das pontes é um ponto a observar pois os custos de implantação são elevados, quer sejam elas de madeira ou outro tipo de material. Veja que uma ponte de madeira não tem vida útil maior que 7 anos, sendo que após dois anos de instalada a mesma já requer manutenção, isso se a mesma for construída observando todas as boas técnicas e regras que regem este tipo de obra.

Soluções da Ecopontes

A durabilidade de uma ponte mista de aço e concreto vai além de 100 anos, isso mesmo, 100 anos, sendo que sua capacidade de carga pode ser dimensionada para uso de um pequeno trator agrícola assim como um bitrem/treminhão carregado de adubo ou grãos. As pontes mistas podem ser adquiridas em forma de KITS, ou seja, você adquire as partes da ponte e com orientação técnica a instalação pode ser realizada por pessoal não especializado.

A Ecopontes tem a solução certa para construção de pontes para o seu negócio

A ECOPONTES vem avançando na evolução de técnicas que permitem a construção de pontes mistas de maneira simples e de baixíssimo custo, tornando-as mais viáveis que a implantação de pontes de madeira.

Os KITS ECOPONTES são leves e se adéquam a qualquer tipo de terreno, principalmente para aqueles locais distantes e de difícil acesso. Você pode ter a necessidade de instalar uma pequena ponte de 4,00m ou 6,00m de comprimento para cargas leves, como a de uma camionete ou um veículo ¾, a ECOPONTES tem o produto.

Você deseja construir uma ponte de 40,00m ou mais para passagem de bitrens/treminhões ou outros veículos de maior carga, a ECOPONTES tem a solução. Isso tudo dentro do menor prazo e das melhores condições de pagamento que o mercado oferece.

As dimensões para as instalações além porteira são geralmente com largura de 3,50m a 5,00m e comprimentos variando de 4,00m a 36,00m sem apoio no meio do rio, sendo o melhor custo beneficio pontes com até 18,00m de vão-livre. Como dito anteriormente, as capacidades de cargas podem atender veículos de 3,00 toneladas a 130 toneladas de peso bruto total.

Esqueça os favores quase nunca atendidos dos gestores públicos, não se desgaste, não coloque em risco seu patrimônio, esqueça as pontes de madeira, seja inovador e pense na agilidade e segurança do escoamento de sua produção. Na maioria das vezes um pequeno investimento inicial poderá lhe custar grandes fortunas no transcorrer da pequena vida util de uma ponte de madeira.

Na sequência de fotos abaixo você terá uma noção das facilidades para a instalação dos KITS ECOPONTES, desde a execução das fundações até a montagem final do tabuleiro.

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