agosto 11, 2021 7:27 pm

Construção de Ponte – Os principais requisitos de uma ponte

Com o desenvolvimento da sociedade, houve a maior necessidade de ultrapassar obstáculos geográficos. Obstáculos que, em sua maioria, eram rios, riachos e vales, frente à necessidade e com a finalidade de superar obstáculos, surgiram as primeiras construções de pontes. Pontes que, em sua maioria, possuíam a pedra e madeira como os principais materiais para sua estrutura. No entanto, com o desenvolvimento do concreto e do aço, as pontes ganharam novas formas. 

Atualmente, para que pontes sejam edificadas, há uma série de exigências estabelecidas, técnicas construtivas e necessidade de materiais de alto nível de resistência e performance. Os tipos estruturais das pontes são estudados minuciosamente com o objetivo de garantir durabilidade e segurança. 

Dois aspectos sobre o comportamento das pontes devem ser ressaltados: primeiro, como a estrutura se deforma sob a atuação de uma determinada carga e, segundo, como as cargas caminham ao longo das pontes, de modo que qualquer parcela esquecida durante esse percurso pode resultar em sérias consequências. Ambos os requisitos englobam os princípios básicos da concepção de pontes.

Entre tantas premissas, há também outro aspecto fundamental: a qualidade em projetos de pontes. A qualidade pode ser medida de acordo com os pontos implícitos no projeto, que são: funcional, estrutural, econômico e estético. E o ideal é que nenhum aspecto do projeto fuja dessas finalidades. 

FUNCIONAL 

Uma ponte pode ser definida como meio de conduzir o tráfego entre dois pontos separados por um obstáculo. E seu tráfego pode ser de pedestres ou de veículos, necessitando de pista ou leito para trilhos, iluminação e sistema de proteção. De qualquer modo, a ponte deve atender normas para um tráfego fluido e seguro, tais quais se referem a: velocidade, segurança e conforto. O projeto deve estar adequado para atendê-las. 

ESTRUTURAL 

Como o próprio significado da palavra sugere, o aspecto estrutural funcionará como base para todos os outros. O projeto de estrutura da ponte, não apenas deve se manter em pé, como também precisa evitar que as características de funcionamento fujam de suas finalidades ou aumentem o custo de manutenção. A execução estrutural também é responsável por melhorar a funcionalidade da ponte, aumentando a vida útil e evitando interrupções de tráfego devido a manutenção. 

ECONÔMICO 

Através de um projeto estrutural eficiente, é esperado, no quesito econômico, que os custos iniciais e de manutenção sejam baixos. Os custos podem ser divididos da seguinte maneira: custo inicial, distribuído sobre a vida útil da ponte e o custo anual de manutenção.

ESTÉTICO

Mundo afora, há diversas pontes consideradas até mesmo cartões postais, como a Ponte Golden Gate de São Francisco, ou a Tower Bridge em Londres. Em suma, a estética de uma ponte pode interferir em todo o ambiente ao seu redor e torna-se um monumento que poderá agradar ou desagradar. É difícil medir valores estéticos, entretanto boa aparência é um benefício duradouro e real. 

O projeto estrutural adequado de uma ponte, deve reunir todos os aspectos citados com viabilidade, bom custo, funcionalidade e eficiência. Baseado no conhecimento da teoria estrutural, imaginação e no desenvolvimento de novas ideias, com objetivo de beneficiar a experiência alheia.

Com os aprimoramentos atuais, a junção do concreto com a estrutura de aço tem reunido com eficiência a qualidade exigida em projetos de pontes. 

VANTAGENS DAS PONTES DE CONCRETO E ESTRUTURA DE AÇO – ECOMIX 

O eficiente projeto estrutural EcoMix combina as qualidades do aço e o custo benefício do concreto. Dessa forma, o projeto garante economia, comparado às construções de pontes de concreto convencionais. As pontes de concreto e aço EcoMix garantem flexibilidade, durabilidade, sustentabilidade e segurança. A estrutura não é inflamável e é projetada para unir performance e qualidade, com materiais que não agridem o meio ambiente e infraestrutura preparada para suportar intensa carga, com a durabilidade superior a 100 anos. 

VANTAGENS DE PONTES COM FÁCIL INSTALAÇÃO – ECOTEX 

As pontes de concreto pré-moldado e aço ECOTEX são de fácil instalação, reúnem as qualidades estruturais com a praticidade dos tabuleiros pré-moldados. Os tabuleiros são produzidos com alto critério de qualidade, resultando na capacidade de suportar elevada carga. Com alta durabilidade, a infraestrutura conta com perfis de aço adicionados em todo o perímetro dos painéis de concreto. Todo o seu conjunto, é projetado especialmente para atender as necessidades do homem do campo, seja em relação a durabilidade, locais de difíceis acessos, praticidade e segurança.

Conheça as soluções da Ecopontes

Você já conheceu os pontos importantes para construção de uma ponte. Ficou com alguma dúvida? Para que você conheça mais soluções de construção de pontes da Ecopontes, fale com nossos consultores. Temos a certeza de que encontraremos a melhor solução para você!

Categorias: Obras

Pague com: Bandeiras de cartões
Logotipo