fevereiro 22, 2021 4:47 pm

AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL – FARM TO FORK

Caminhão, em área rural, carregado de alimentos perecíveis caído em um um rio por causa de quebra de ponte de madeira

Muito tem se ouvido recentemente, no âmbito do agronegócio, o termo “Farm to Fork”. A estratégia chamada literalmente de “da fazenda ao garfo” consiste em um conjunto de metas e ações que visam estimular padrões sustentáveis em toda cadeia agroalimentar – plantio, colheita, criação de animais, transporte, comercialização, consumo de alimentos.

Com o anúncio da Estratégia Da Fazenda ao Prato em maio de 2020, já é notada uma mobilização da cadeia do agronegócio europeu para se adequarem às iniciativas anunciadas e às diretivas que virão, visando oferecer produtos que serão indispensáveis para o cumprimento das novas regras, para o aumento da produtividade e para mitigação do impacto aos recursos naturais. A título de exemplo, enzimas que reduzem emissões de gases de efeito estufa provenientes do processo digestivo do gado e serviços de tecnologia para aplicação eficiente de nutrientes no solo são um dos muitos produtos agrícolas que estão sendo desenvolvidos.

Como está o nível de sustentabilidade no setor agropecuário brasileiro

Tais diretivas terão também impacto na produção estrangeira, principalmente na brasileira. O Brasil, com sua atual imagem na Europa fortemente associada ao desmatamento, deverá ser objeto de minucioso escrutínio dos produtores locais e dos próprios consumidores europeus, além de enfrentar dificuldades frente a uma legislação socioambiental mais severa. Na França, grupos de distribuição como Carrefour e Casino têm sido pressionados para que adotem sistemas transparentes de rastreabilidade dos produtos que vendem.

No que tange às características gerais do setor agropecuário brasileiro, é correto dizer que um sistema coeso para medir, reportar e verificar os impactos da atividade será cada vez mais determinante para a prosperidade do negócio e para valorização das empresas e produtores que pretendem acessar o mercado europeu.

A adaptação aos novos padrões de desempenho socioambiental, definidos unilateralmente pela União Europeia, poderá ser aproveitada por meio de uma “onda verde” de oportunidades no Brasil, alavancando pesquisa e desenvolvimento.

O Transporte garantindo a qualidade da produção agropecuária

O transporte e o armazenamento são elos vitais na cadeia alimentar entre o campo do agricultor e a mesa do consumidor. Embora o papel do agricultor, do processador de alimentos e do varejista na cadeia alimentar seja facilmente compreendido, é simples esquecer a importância de um transporte e armazenamento bem administrados.

Pontes de Madeira, tradicionais e comuns em todo o meio rural brasileiro, não possuem resistência suficiente para resistir a demanda do agronegócio. A manutenções constantes e em muitos casos a restaurações da pontes de madeira, podem provocar imensos prejuízos para toda cadeia do agronegócio, do produtor até ao consumido final.

Esses elos da cadeia podem fazer toda a diferença na garantia da qualidade e do quociente de saúde dos alimentos. Da mesma forma, o profissionalismo do pessoal no transporte e armazenamento, bem como a eficácia de seus procedimentos e sistemas de rastreamento, desempenham um papel importante na determinação da qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor.

Foto do início da obra de substituição de ponde de madeira (cabeceiras de pontes já instaladas) por ponte mista de aço e concreto Ecotex-agro da Ecopontes
Início da obra de substituição de ponde de madeira por ponte mista de aço e concreto Ecotex-agro da Ecopontes. Na foto mostra as cabeceiras da ponte já instaladas
Instalação do concreto pré-moldado na estrutura de aço das pontes ECOTEX-AGRO

A implantação de pontes seguras se faz necessária para o sucesso e eficácia desta cadeia. A Ecopontes disponibiliza, para implantação nas áreas rurais, pontes mistas de aço e concreto de rápida instalação, seguras, de elevada capacidade de carga e com preços que concorrem com as frágeis pontes de madeira.

Baixe o Catálogo da ECOTEX-AGRO

A Ecotex-Agro é um modelo de ponte criado pela Ecopontes que possui o melhor custo-benefício quando da substituição de ponte de madeira, inclusive possibilitando a readequação das caixas de aterro existentes.

Para mais informações sobre o modelo da ECOTEX-AGRO criamos um catálogo informativo para você conhecer mais vantagens de utilizar nossas pontes rurais em sua propriedade. É simples, rápido e gratuito clique aqui para baixar.

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porEcopontes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *