fevereiro 22, 2021 4:47 pm

AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL – FARM TO FORK

Muito tem se ouvido recentemente, no âmbito do agronegócio, o termo “Farm to Fork”. A estratégia chamada literalmente de “da fazenda ao garfo” consiste em um conjunto de metas e ações que visam estimular padrões sustentáveis em toda cadeia agroalimentar – plantio, colheita, criação de animais, transporte, comercialização, consumo de alimentos.

Com o anúncio da Estratégia Da Fazenda ao Prato em maio de 2020, já é notada uma mobilização da cadeia do agronegócio europeu para se adequarem às iniciativas anunciadas e às diretivas que virão, visando oferecer produtos que serão indispensáveis para o cumprimento das novas regras, para o aumento da produtividade e para mitigação do impacto aos recursos naturais. A título de exemplo, enzimas que reduzem emissões de gases de efeito estufa provenientes do processo digestivo do gado e serviços de tecnologia para aplicação eficiente de nutrientes no solo são um dos muitos produtos agrícolas que estão sendo desenvolvidos.

Como está o nível de sustentabilidade no setor agropecuário brasileiro

Tais diretivas terão também impacto na produção estrangeira, principalmente na brasileira. O Brasil, com sua atual imagem na Europa fortemente associada ao desmatamento, deverá ser objeto de minucioso escrutínio dos produtores locais e dos próprios consumidores europeus, além de enfrentar dificuldades frente a uma legislação socioambiental mais severa. Na França, grupos de distribuição como Carrefour e Casino têm sido pressionados para que adotem sistemas transparentes de rastreabilidade dos produtos que vendem.

No que tange às características gerais do setor agropecuário brasileiro, é correto dizer que um sistema coeso para medir, reportar e verificar os impactos da atividade será cada vez mais determinante para a prosperidade do negócio e para valorização das empresas e produtores que pretendem acessar o mercado europeu.

A adaptação aos novos padrões de desempenho socioambiental, definidos unilateralmente pela União Europeia, poderá ser aproveitada por meio de uma “onda verde” de oportunidades no Brasil, alavancando pesquisa e desenvolvimento.

O Transporte garantindo a qualidade da produção agropecuária

O transporte e o armazenamento são elos vitais na cadeia alimentar entre o campo do agricultor e a mesa do consumidor. Embora o papel do agricultor, do processador de alimentos e do varejista na cadeia alimentar seja facilmente compreendido, é simples esquecer a importância de um transporte e armazenamento bem administrados.

Pontes de Madeira, tradicionais e comuns em todo o meio rural brasileiro, não possuem resistência suficiente para resistir a demanda do agronegócio. A manutenções constantes e em muitos casos a restaurações da pontes de madeira, podem provocar imensos prejuízos para toda cadeia do agronegócio, do produtor até ao consumido final.

Esses elos da cadeia podem fazer toda a diferença na garantia da qualidade e do quociente de saúde dos alimentos. Da mesma forma, o profissionalismo do pessoal no transporte e armazenamento, bem como a eficácia de seus procedimentos e sistemas de rastreamento, desempenham um papel importante na determinação da qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor.

Foto do início da obra de substituição de ponde de madeira (cabeceiras de pontes já instaladas) por ponte mista de aço e concreto Ecotex-agro da Ecopontes
Início da obra de substituição de ponde de madeira por ponte mista de aço e concreto Ecotex-agro da Ecopontes. Na foto mostra as cabeceiras da ponte já instaladas
Instalação do concreto pré-moldado na estrutura de aço das pontes ECOTEX-AGRO

A implantação de pontes seguras se faz necessária para o sucesso e eficácia desta cadeia. A Ecopontes disponibiliza, para implantação nas áreas rurais, pontes mistas de aço e concreto de rápida instalação, seguras, de elevada capacidade de carga e com preços que concorrem com as frágeis pontes de madeira.

Baixe o Catálogo da ECOTEX-AGRO

A Ecotex-Agro é um modelo de ponte criado pela Ecopontes que possui o melhor custo-benefício quando da substituição de ponte de madeira, inclusive possibilitando a readequação das caixas de aterro existentes.

Para mais informações sobre o modelo da ECOTEX-AGRO criamos um catálogo informativo para você conhecer mais vantagens de utilizar nossas pontes rurais em sua propriedade. É simples, rápido e gratuito clique aqui para baixar.

Categorias: Informativo

Pague com: Bandeiras de cartões
Logotipo