janeiro 31, 2024 1:34 pm

A importância da utilização de drones na inspeção de pontes

A utilização de drones na inspeção de pontes é uma prática cada vez mais comum e eficiente. Os drones são capazes de inspecionar pontes e gerar modelos 3D de altíssima definição para uma análise mais criteriosa, gerando praticidade na inspeção preventiva e periódica. As imagens são capturadas de forma livre para uma inspeção visual detalhada da estrutura, e caso seja necessário gerar modelos 3D altamente realistas para análises detalhadas – o voo do drone é feito de forma programada, ou seja, totalmente automático. As inspeções em pontes são necessárias para prevenir possíveis acidentes e quedas que podem ocorrer por degradação do concreto, fissuras e entre outras causas possíveis. Com tantos desafios na inspeção, os drones ajudam em diversos pontos, como: cobrem pontos cegos da inspeção visual, melhoram a eficiência da inspeção, reduzem os riscos de segurança dos técnicos de inspeção de pontes, registram dados para gerar análises e comparativos futuros e não impactam o tráfego.

Além disso, os drones são uma alternativa mais segura e econômica em comparação com os métodos tradicionais de inspeção de pontes, como a inspeção visual por técnicos especializados. Eles também são capazes de cobrir áreas que seriam difíceis ou impossíveis de alcançar com outros métodos de inspeção, como as partes superiores das pontes e as áreas abaixo delas.

A utilização de drones na inspeção de pontes é uma tendência crescente na indústria de construção civil, e muitas empresas já estão adotando essa tecnologia para melhorar a eficiência e a segurança de suas operações. A Ecopontes é uma empresa que fabrica pontes metálicas, mistas, passarelas, viadutos, entre outras coisas. A empresa tem mais de 12 anos de experiência na fabricação de estruturas metálicas e possui um corpo de especialistas prontos para atender às suas necessidades. A utilização de drones na inspeção de pontes é uma das muitas maneiras pelas quais a Ecopontes está inovando e melhorando a qualidade de seus produtos e serviços.

Pague com: Bandeiras de cartões
Logotipo