fevereiro 1, 2021 7:00 am

TECNOLOGIA INOVADORA, PLANEJAMENTO, SERIEDADE E FOCO: ASSIM A ECOPONTES VAI VENCENDO DESAFIOS.

Estamos no Oeste da Bahia, região que integra o MATOPIBA, mais precisamente no município de Formosa do Rio Preto, um dos dez municípios mais prósperos do agronegócio brasileiro, Formosa tem 17.000 km² de área, sendo o maior município baiano, área equivalente a dois Líbanos.

É nesta seara agrícola que a Ecopontes executou, na área urbana do município, sobre o límpido e ainda preservado Rio Preto, uma ponte com 100,00m de comprimento por 8,00m de largura, em estrutura mista de aço e concreto.

Condições da antiga ponte de madeira no município de Formosa do Rio Preto/BA

Anteriormente no local havia uma ponte de madeira, que já se encontrava em já estava em condições precárias, após um incêndio a situação da ponte agravou a degradação da ponte.

Ponte de Madeira em condições precárias no município de Formosa do Rio Preto/BA
Resultado do incêndio na antiga ponte de madeira no município de Formosa do Rio Preto/BA

Execução do projeto de construção de pontes em Formosa do Rio Preto/BA

A ponte foi executada em tempo recorde de 70 dias, ou seja, teve início em 05 de novembro de 2020 e foi concluída totalmente em 15 de janeiro de 2021. Contando com um planejamento preciso em que a logística, falta de recursos locais e o desabastecimento causado pela pandemia fossem observados pontualmente e tidos como caminho crítico para a execução, a equipe de técnicos da Ecopontes não mediu esforços para que o objetivo fosse alcançado e assim foi feito.

Com fundações em estacas metálicas cravadas com martelo vibratório, blocos, pilares e vigas transversinas em concreto armado de alta resistência, longarinas em perfis soldados em aço COR com protensão externa, pré laje em steel-deck e tabuleiro em concreto autoadensável, a ponte projetada segundo a NBR-7188 e NBR 16694, teve suas etapas finalizadas dentro do cronograma prévio elaborado.

O prazo de 70 dias para a execução é uma vitória da metodologia aplicada e um orgulho para a equipe Ecopontes. Obras deste tipo não são raras em países considerados desenvolvidos, e no Brasil, através da Ecopontes estão se tornando um divisor de águas na construção de pontes.

A rapidez na execução, a elevada capacidade de carga, a durabilidade e a não agressão ao meio ambiente são os pontos fortes desta metodologia construtiva, sem contar os custos, que mesmo com a elevada alteração nos preços do aço durante a pandemia, ainda se mantém competitiva quando comparada com as tradicionais pontes de concreto protendido.

Montagem da nova ponte pela equipe da Ecopontes
Execução da construção da nova ponte no município de Formosa do Rio Preto/BA pela equipe da Ecopontes
Visão aérea da construção da nova ponte no município de Formosa do Rio Preto/BA

A Ecopontes é uma empresa que busca incessantemente a inovação e vem se aperfeiçoando cada vez mais na execução de obras de transposição complexas com soluções simples e objetivas, conseguindo assim ser referência na construção de pontes mistas no Brasil.

Também no município de Formosa do Rio Preto em 2018/2019 a Ecopontes implantou uma ponte do tipo mista para a Comunidade Coreana Doalnara e mais duas para a AIBA – Associação de Produtores Rurais Irrigantes da Bahia.

Este respeitável capital tecnológico atesta as credenciais de competência profissional da ECOPONTES.

Após 70 dias de obras, o resultado da construção da ponte no município de Formosa do Rio Preto/BA
A ponte agora oferece total segurança tanto para veículos, quanto para pedestres. Uma conquista para o município de Formosa do Rio Preto/BA.

Baixe o Catálogo da ECOMIX

Para mais informações sobre o modelo de pontes ECOMIX criamos um catálogo informativo para você conhecer mais vantagens de utilizar nossas pontes mistas. É simples, rápido e gratuito clique aqui para baixar.

Categorias: Informativo

Pague com: Bandeiras de cartões
Logotipo