Blog Ecopontes

cropped-image-1.png

Entre em Contato

BLOG ECOPONTES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

SEGUNDA PONTE DE ACESSO A RAPOSOS-MG É CONCLUIDA

A cidade de Raposos é dona da mais antiga Paróquia e Matriz de Minas Gerais, além da segunda ferrovia instalada no Brasil, a estrada de ferro D. Pedro II. Localizada na região Metropolitana de Belo Horizonte, a cidade que já abrigou a maior mina de ouro do pais, se viu fortemente abalada com as fortes chuvas de janeiro de 2020, comprometendo as estruturas da única ponte que liga os dois lados do município cortado pelo Rio das Velhas.

Paróquia no município de Raposos

A construção de uma nova ponte foi a solução encontrada para que a frágil estrutura da ponte existente construída em 1963 fosse poupada e assim os moradores pudessem ter segurança no ir e vir no acesso a cidade.

Vista lateral das obras

A Ecopontes foi contratada para a execução desta nova ponte de 45,00m de comprimento em vão único e 10,00m de largura. A ponte do tipo mista foi executada sobre fundações de estacas metálicas e cabeceiras em concreto armado, sendo as longarinas em perfis metálicos de aço COR com protensão externa, pré-laje em steel-deck e tabuleiro em concreto auto adensável de alta resistência.

Vista inferior das longarinas e tranversinas
Montagem da pré laje em steel deck

Dado aos fartos recursos existentes na região, o lançamento das vigas metálicas foi realizado com a utilização de um guindaste de 500 toneladas, o qual executou o lançamento das 5 vigas em dois dias de trabalho.

Vista aérea do processo de montagem

O projeto da ponte contou ainda com melhorias no entorno e acessos pavimentados entre as vias já existentes. As obras foram concluídas em novembro de 2020.

Vista lateral do processo em finalização
Ponte com o tabuleiro concretado.

DEIXE UMA OPINIÃO OU PERGUNTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM ESTES ARTIGOS