maio 28, 2021 1:05 pm

RECUPERAÇÃO DE PONTES – BAIXO CUSTO – EMISSÕES ZERO DE CARBONO

Poucos gestores públicos sabem da possibilidade de recuperação das pontes que se encontram total ou parcialmente danificadas. A maioria destes administradores e técnicos, ao desconhecerem as modernas técnicas de recuperação destas obras de arte especiais, optam pela demolição total do dispositivo de transposição, construindo a altos custos uma nova obra sobre os corpos hídricos.

Redução de emissões de CO2 no agronegócio

O momento atual sugere que, em todos os setores da economia, quer seja no agronegócio ou na construção civil, as emissões de CO2 sejam reduzidas a níveis baixíssimos.

A restauração de pontes e viadutos se enquadra nestas sugestões de redução nas emissões, além de não produzir os entulhos oriundos das demolições que ao serem descartados geram forte impacto ambiental nos bota-foras.

Evolução das técnicas de Recuperação de pontes

Com possibilidade de custar até 50% do valor de uma nova ponte. A recuperação e o reestabelecimento de pontes podem ainda contar com a melhora de sua capacidade de carga, haja vista que a maioria foi construída há décadas, quando era inimaginável o tamanho dos veículos que hoje utilizam as estradas e vias urbanas.

Processo de restauração e reabilitação de ponte realizado pela ECOPONTES

Com técnicas de protensão externa, macaqueamento, encapsulamento e também a utilização de fibras de carbono, pontes consideradas condenadas e irrecuperáveis podem perfeitamente serem reabilitadas de forma rápida e eficiente, dando longevidade, elevada capacidade de carga e também melhora na vazão de águas.

A administração pública deve administrar com o lema dos 3 Ms, fazer mais, melhor e com menos, assim a recuperação e alargamento das pontes e viadutos se apresentam como uma maneira de melhorar as contar públicas, trazendo de volta obras de arte que até então estavam fadadas à demolição.

Recuperação de Pontes no Brasil

Milhares de pontes no interior do Brasil podem ser recuperadas em vez de demolidas.

Imagem de quebra de ponte em área rural do Brasil, após a ponte não suportar o peso do veículo
Ponte recuperada com sistema Retrofit da ECOPONTES utilizando parte da estrutura da ponte antiga, sem necessidade de demolição completa da ponte danificada

A ECOPONTES tem expertise em recuperação e alargamento de pontes de concreto, metálicas e de madeira, podendo elaborar projetos e orçamentos que demonstram a viabilidade desta modalidade.

Ampliação de pontes em área rural realizado pela Ecopontes, utilizando o serviço de Retrofit de Pontes e Viadutos
Resultado parcial do serviço de Retrofit de Pontes para da ampliação de pontes em área rural pela Ecopontes

Segurança, durabilidade, aumento da capacidade de carga, prazo reduzido na recuperação e baixo custo são as principais particularidades das técnicas utilizadas pela ECOPONTES no reestabelecimento de pontes e viadutos condenados ao uso.

A implantação e recuperação de pontes de forma seguras se faz necessária para o sucesso e eficácia desta cadeia do agronegócio. Para saber mais sobre a recuperação estrutural de pontes, clique aqui.

Além do serviço restauração e reabilitação de pontes, a Ecopontes disponibiliza, para implantação nas áreas rurais, pontes mistas de aço e concreto de rápida instalaçãoseguras, de elevada capacidade de carga e com preços que concorrem com as frágeis pontes de madeira.

Baixe o Catálogo da ECOTEX-AGRO

Ecotex-Agro é um modelo de ponte criado pela Ecopontes que possui o melhor custo-benefício quando da substituição de ponte de madeira, inclusive possibilitando a readequação das caixas de aterro existentes.

Para mais informações sobre o modelo da ECOTEX-AGRO criamos um catálogo informativo para você conhecer mais vantagens de utilizar nossas pontes rurais em sua propriedade. É simples, rápido e gratuito clique aqui para baixar.

Categorias: Informativo

Pague com: Bandeiras de cartões
Logotipo