fevereiro 8, 2021 4:10 pm

PONTES INTEGRAIS – INEDITISMO NO BRASIL VIA ECOPONTES

Lins é uma importante cidade do Centro-Oeste paulista, nascida Campestre, nome também do mesmo Córrego que corta a cidade de leste a oeste, é constantemente atingida por temporais que causam o transbordamento do Córrego Campestre que no trecho central do período urbano já teve seu curso canalizado. 

Em março de 2019, uma das pontes que corta este córrego, a da Rua Osvaldo Cruz foi levada pelas águas em razão das fortes chuvas. Buscou-se, então, uma solução que pudesse dar segurança aos usuários e ao mesmo tempo solidez quando dos transbordamentos do córrego.

Desafio da Ecopontes

Início das obras de construção de ponte mista de estrutura metálica e tabuleiro de concreto no município de Lins/SP.

A Ecopontes viu neste problema um desafio, ou seja, construir uma ponte em que a estrutura suportasse a força das águas que geralmente cobrem o tabuleiro e respeitar ao máximo uma seção de vazão para minimizar o impactado das cheias do córrego.

Buscou se, então, técnicas de projeto ainda inéditas no Brasil, tais como o conceito de pontes integrais e a protensão externa não aderente. Primeiramente, vamos descrever o que são as PONTES INTEGRAIS.

Pontes Integrais da Ecopontes

Estas pontes, já não tão comuns assim nos Estados Unidos e Europa, são construções rígidas, não possuem juntas de dilatação e muito menos os aparelhos de apoio em Neoprene, cabeceiras e tabuleiros formando uma só estrutura, ineditismo no Brasil via Ecopontes.

Outra novidade é a protensão externa não aderente em perfis metálicos, que propicia a redução da altura dos perfis metálicos, favorecendo assim o aumento na seção de vazão.

Estrutura metálica da ponte EcoMix construída no perímetro urbano da cidade de Lins/SP

A ponte com dimensões de 15,00m de comprimento por 14,00m de largura, foi executada sobre fundações em estacas metálicas cravadas com martelo vibratório de alto impacto, cortinas em concreto armado, longarinas e transversinas em perfis metálicos laminados em aço A-572, pré-laje em steel-deck e tabuleiro em concreto auto adensável de alta resistência, além de defensas em New Jersey e gradis metálicos.

Confira o Resultado da construção das Pontes Integrais da Ecopontes

Neste método construtivo inédito no Brasil, foi utilizada a tecnologia EcoMix da Ecopontes. Tecnologia de pontes de concreto com estrutura de aço, que combinam as qualidades estruturais do aço e o custo/benefício do concreto.

Conclusão da obra da ponte EcoMix na cidade de Lins/SP, que contou com apoio em Neoprene, cabeceiras e tabuleiros formando uma só estrutura
Construção de Ponte Integrais Urbana na cidade de Lins/SP utilizando a tecnologia EcoMix da Ecopontes

Baixe o Catálogo da ECOMIX

Para mais informações sobre o modelo de pontes ECOMIX criamos um catálogo informativo para você conhecer mais vantagens de utilizar nossas pontes mistas. É simples, rápido e gratuito clique aqui para baixar.

Categorias: Informativo

Pague com: Bandeiras de cartões
Logotipo