janeiro 8, 2021 7:00 am

FAZENDA DE PECUÁRIA GARANTE O ESCOAMENTO DE SUA PRODUÇÃO COM INSTALAÇÃO DE PONTE MISTA.

O município de Ribas do Rio Pardo em Mato Grosso do Sul é detentor do 3º maior rebanho de gado bovino do Brasil, ficando atras apenas de São Félix do Xingu no Pará e Corumbá, esta também no Estado de MS.

Milhares de fazendas de pecuária compõem este plantel, sendo que a quase totalidade delas são servidas por estradas não pavimentadas e com centenas de pontes de madeira em péssimo estado de conservação. Não é raro acidentes de caminhões boiadeiros na travessia destas pontes.

A garantia de escoamento da produção destas fazendas é sempre comprometida pela falta de manutenção destas pontes que geralmente são de responsabilidade do setor público. Além das pontes nas estradas municipais e estaduais, muitas propriedades rurais são cortadas por rios e córregos que necessitam também de pontes bem estruturadas.

Solução encontrada pela Fazenda Nossa Senhora das Graças para substituição de ponte de madeira

Sem apostar mais nas constantes reformas da ponte de madeira que divide a Fazenda Nossa Senhora das Graças, localizada a 120 km da sede do município de Ribas do Rio Pardo/MS, os proprietários da mesma resolveram fazer contas e chegaram à conclusão de que a substituição da antiga ponte de madeira por uma ponte mista de aço e concreto se tornaria mais vantajosa.

Antiga Ponte Com a Longarinas Já Comprometidas Quanto a Capacidade De Carga
Antiga Ponte Com a Longarinas Já Comprometidas Quanto a Capacidade De Carga
Antiga ponte de madeira da Fazenda Nossa Senhora das Graças no município de Ribas do Rio Pardo em Mato Grosso do Sul

Para tanto, levaram em consideração os gastos com a implantação de uma nova ponte de madeira, o tempo de execução, sua vida útil, sua capacidade de carga e as constantes reformas no decorrer de poucos anos. A ponte mista ECOTEX-AGRO de 15,00m de comprimento por 4,00m da ECOPONTES foi a opção menos onerosa e mais rápida de ser instalada.

Especificações e vantagens da ponte mista ECOTEX-AGRO

  • Construída sobre fundações de estacas pré-moldadas;
  • Cabeceiras em concreto armado;
  • Longarinas e transversinas em perfis metálicos de aço ASTM A-572;
  • Tabuleiros em concreto pré-moldado;
  • Bate rodas tubulares metálicos;
  • Ponte com capacidade para veículos de até 80 toneladas de peso bruto total.

A obra de substituição das pontes de madeira por pontes mistas ECOTEX-AGRO foi executada em 30 dias na Fazenda Nossa Senhora das Graças em Ribas do Rio Pardo/MS.

Objetivo das pontes ECOTEX-AGRO

As pontes modelo ECOTEX-AGRO da ECOPONTES são destinadas exclusivamente para instalação em fazendas, sítios, chácaras, condomínios rurais, agrovilas, entre outros, sendo que o modelo dispõe de várias capacidades de carga e dimensões.

Este produto pode ser adquirido em forma de KITS, onde o proprietário, sob orientação técnica da ECOPONTES pode fazer as fundações e cabeceiras e o restante da ponte, vigas e tabuleiros, são fornecidos de forma industrializada, com fácil e rápida montagem.

Resultado da contratação e instalação da ponte ECOTEX-AGRO

A opção foi instalar no local uma ponte mista de aço e concreto, sendo que as cabeceiras existentes foram readequadas para receber a nova estrutura.

A ECOPONTES foi contratada para instalar no local da antiga estrutura, uma ponte mista de aço e concreto com dimensões de 10,00m de comprimento por 4,50m de largura. A super-estrutura foi executada com longarinas e transversinas em perfis metálicos laminados em aço A-572, pré-laje em steel-deck e tabuleiro em concreto auto adensável de alta resistência, além de bate roda tubular metálico.

Contratação e Instalação da ponte ECOTEX-AGRO na Fazenda Nossa Senhora das Graças em Ribas do Rio Pardo/MS.
Contratação e Instalação da ponte ECOTEX-AGRO na Fazenda Nossa Senhora das Graças em Ribas do Rio Pardo/MS.
Obra da ponte ECOTEX-AGRO na Fazenda Nossa Senhora das Graças em Ribas do Rio Pardo-MS.

Com baixo investimento, menor que a reforma da antiga e já fadigada ponte existente, a nova ponte devolveu a segurança aos usuários da ponte.

Conclusão da ponte ECOTEX-AGRO na Fazenda Nossa Senhora das Graças em Ribas do Rio Pardo/MS.
Conclusão da ponte ECOTEX-AGRO na Fazenda Nossa Senhora das Graças em Ribas do Rio Pardo/MS.

Baixe o Catálogo da ECOTEX-AGRO

Para mais informações sobre o modelo da ECOTEX-AGRO criamos um catálogo informativo para você conhecer mais vantagens de utilizar nossas pontes rurais em sua propriedade. É simples, rápido e gratuito clique aqui para baixar.

Categorias: Informativo

Pague com: Bandeiras de cartões
Logotipo