Blog Ecopontes

cropped-image-1.png

Entre em Contato

BLOG ECOPONTES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Cálculo de Rampa de Acessibilidade segundo a NBR 9050

Rampa de Acessibilidade Portátil - Ecorampas da Ecopontes

Para cada tipo de obstáculo, é necessário um tipo de rampa diferente. Basicamente o tamanho da rampa de acessibilidade dependerá do tamanho do obstáculo, para que assim tenhamos uma rampa acessível com a inclinação correta.

Em estabelecimentos provisórios, eventos, residências, escritórios ou durante um processo de obra, nem sempre é viável construir uma rampa de concreto para facilitar o acesso de pessoas com baixa mobilidade ou cadeirantes. No entanto, ainda é possível adquirir uma rampa móvel de aço antiderrapante, que é resistente e durável.

As rampas devem ser construídas seguindo as normas da ABNT NBR 9050, que regulam e determinam as dimensões adequadas para que as rampas sejam confortáveis, seguras e eficientes para todos.

As normas da ABNT NBR 9050 respondem a perguntas relacionadas às rampas de acessibilidade, tais como:

  • Até que ponto a inclinação de uma rampa pode variar?
  • Qual inclinação ideal para uma rampa de acessibilidade?
  • Qual deve ser o espaço de manobra?
  • O que eu preciso é uma rampa ou uma passarela inclinada com corrimão?

A seguir, temos um cálculo simples sobre como definir a dimensão de uma rampa com base no tamanho do obstáculo.

Como calcular a inclinação de uma rampa de acessibilidade?

Inclinação em porcentagem = (h/d) x 100

Imagem com cálculo de inclinação de rampa de acessibilidade

Cálculo Automático de Rampa de Acessibilidade segundo a NBR 9050

Basicamente, o cálculo que precisa ser realizado é a conta acima, que você pode realizar automaticamente com a nossa Calculadora de Rampa de Acessibilidade.

A inclinação é fundamental para que pessoas de baixa mobilidade ou cadeirantes vençam o obstáculo. Na América Latina, é possível identificar algumas normas e manuais que indicam uma inclinação de rampa iniciando entre 12-10%. Segundo as normas da ABNT NBR 9050, o ideal é que a inclinação seja entre 8,33% e 5% para que o obstáculo seja superado com eficiência, segurança e conforto. Veja-se a imagem a seguir:

Rampas de Acessibilidade Portáteis

As EcoRampas são acessórios modernos para uso de pessoas com mobilidade reduzida. De fácil manuseio, minimizam os transtornos de locomoção e acessos a diversas áreas internas ou externas.

A EcoRampa são os modelos de rampas de acessibilidade da Ecopontes que apoia as pessoas portadoras de deficiência e auxilia na sua integração social, seguindo as normas da ABNT NBR 9050, onde se estabelecem Normas Brasileiras de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, além de apoiar a Lei nº 7.853/89 e o Decreto nº 3.298/99 que indicam a política nacional para integração da pessoa portadora de deficiência com normas voltadas a acessibilidade para deficientes.

Criamos um sistema para facilitar a aquisição de rampas de acessibilidade, basta informar o tamanho do degrau e nós informamos a medida ideal de rampa. Simples assim! Acesse agora nossa Calculadora de Rampa de Acessibilidade e saiba imediatamente o tamanho ideal da sua rampa de acordo com o tamanho do degrau ou obstáculo.

DEIXE UMA OPINIÃO OU PERGUNTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM ESTES ARTIGOS