março 22, 2021 4:56 pm

UTILIZAÇÃO DE PNEUS USADOS NA CONSTRUÇÃO DE CABECEIRAS DE PONTES – SOLUÇÃO BARATA E ECOLOGICAMENTE CORRETA

É fato que a cada dia mais as estradas rurais do interior do país perdem sua principal característica que é a de dar segurança aos usuários e ao escoamento da produção agrícola.  A falta de projetos e programas sérios de melhorias e manutenção fazem destas vias verdadeiras armadilhas e entraves ao desenvolvimento regional.

Pensando em minimizar estes problemas, principalmente quando se fala em dispositivos de transposição de rios e igarapés, a ECOPONTES criou e modernizou vários produtos para que pontes, bueiros e aduelas fossem construídos dentro do que há de melhor quando se trata de segurança, rapidez na instalação e excelente custo-benefício.

Um dos mais recentes projetos são as CABECEIRAS DE PONTES COM UTILIZAÇÃO DE PNEUS RECICLADOS, os quais demoram 450 anos para se decompor no meio ambiente. A técnica não é novidade, pois é amplamente utilizada em outros países da América Latina, USA e Europa. A novidade criada e já requerida a patente pela ECOPONTES é o sistema de união dos pneus, técnica simples e bastante segura, os CLIPS e TUBETES, assim chamados os fixadores dos pneus desenvolvido pelos engenheiros da ECOPONTES, proporcionam a interação dos pneus de forma que eles se tornem um conjunto homogéneo e resistentes as cargas de serviço.

As CABECEIRAS DE PONTES COM PNEUS RECICLADOS são instaladas rapidamente sobre as bases de regularização, seu preenchimento se dá com o uso de solo cimento, brita ou concreto ciclópico, sendo este último envolto no interior dos pneus com tubetes de papelão também reciclado. Este tubetes fazem, após concretados, o papel de colunas no interior dos pneus, dando suporte as cargas de compressão e rebatendo também os esforços de flexão e empuxos do solo nos encontros.

Este produto, além de ter o melhor custo-benefício do mercado, faz também muito bem ao meio ambiente, pois retira dos lixões e dos pontos de armazenamento aproximadamente 1.200 pneus de veículos de passeio para cada par de cabeceiras construída. 

Vale aqui salientar que esta técnica pode também ser utilizada com o mesmo sucesso quando na construção de muros de arrimo e canalizações de córregos.

Somente no primeiro semestre de 2019, no Brasil, foram descartados 31.000.000 de pneus utilizados em veículos de passeio, sem contar os de caminhões e máquinas pesadas.

A utilização deste sistema de construção de cabeceiras vem de encontro com a necessidade de melhoria das pontes no interior das propriedades rurais, de responsabilidade dos proprietários e a falta de recursos sentida pelo setor público, principalmente as pequenas prefeituras, que acumulam o maior número de pontes em seus territórios.

A ECOPONTES elabora e disponibiliza de forma rápida os projetos para a execução das CABECEIRAS DE PNEUS RECICLADOS, bem como o fornecimento dos CLIPS e TUBETES de fixação dos pneus. Além das cabeceiras a ECOPONTES possui uma vasta linha de produtos para transposição de cursos d’água, sempre pautados no respeito ao meio ambiente sem deixar de lado a resistência, durabilidade e baixo custo.

Consulte a ECOPONTES e tenha a sua disposição o que há de mais moderno em matéria de pontes, viadutos, passarelas, bueiros e aduelas.

Categorias: Informativo

Pague com: Bandeiras de cartões
Logotipo