Estaqueamento



O que são estacas de fundação

As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos e ferramentas, podendo serem cravadas ou perfuradas, caracterizadas por grandes comprimentos e seções transversais pequenas. As estacas podem ser feitas de madeira, aço, concreto pré moldado, concreto moldado in situ ou mistos.

Estacas pré-moldadas de concreto:  Podem ser de concreto armado ou protendido e concretadas em formas horizontais ou verticais. São cravadas no solo através de bate estacas, tanto os de “queda-livre” , como os de “martelo vibratório” .

  •  Vantagens: As estacas pré moldadas de concreto têm boa capacidade de carga e boa resistência de esforços de flexão e cisalhamento. Além disso, por serem produzidas em fábricas apropriadas tem uma boa qualidade do concreto e é controlada e fiscalizada por laboratórios.

 

Estacas metálicas: São constituídas de perfis laminados ou soldados, tubos de chapas dobradas (seção circular, quadrada ou retangular) e trilhos. As estacas de aço devem resistir à corrosão pela própria natureza do aço ou por tratamento adequado, porém dispensam tratamento se estiverem inteiramente enterradas em terreno natural.

  • Vantagens: As estacas metálicas são facilmente emendadas, têm elevada resistência à tração e compressão, não fissuram, não trincam e não quebram e possui pouca vibração durante sua cravação.

 

A ECOPONTES possui equipamentos modernos para cravação de estacas pré-moldadas e metálicas com utilização de bate-estacas acoplados em escavadeira hidráulicas e auto propelidos de pneus, tanto os modelos de “queda-livre”, como os “martelos vibratórios”. São equipamentos com excelente produtividade e controle de qualidade.  

 

ARRASADOR HIDRÁULICO DE ESTACAS

arrasador de estacas de concreto é um equipamento altamente produtivo se comparado com a técnica de arrasamento manual. A elevada produtividade deste equipamento o torna imprescindível em obras de médio e grande porte. Uma estaca em concreto de 500,00mm de diâmetro pode ser arrasada em questão de minutos.

A ruptura ou quebra da estaca acontece por esmagamento do concreto com preservação das ferragens. A demolição se da apenas na cabeça da estaca até a cota do projeto ou cota de arrasamento E ainda mais importante, sem qualquer tipo de danos no restante da estaca. Além disso, o equipamento pode ser usado mesmo em estacas submersas.

OBRAS ENTREGUES

Conheça as entregas mais recentes da Ecopontes

Nossos Clientes

Veja abaixo quem já aprovou a qualidade dos produtos ecopontes

receba novidades ecopontes por e-mail