janeiro 18, 2021 10:42 am

PONTES MISTAS POSSIBILITANDO O LAZER E O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO

Conhecida como a Capital da Paz, por ter sido a cidade onde o Tratado de Paz da Revolução Farroupilha foi selado, Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, é uma próspera e importante localidade em curta fronteira sul com o Uruguai.

Forte na produção pecuária, arroz, frutas e agora no vinho, a cidade se viu  fortemente atingida por torrenciais chuvas no início de 2020, fato que causou o colapso de duas antigas pontes, uma que dava acesso ao balneário local e outra que fazia a ligação com o bairro Rincão do Passo Fundo, sobre o córrego de mesmo nome, importante via de escoamento da produção rural.

A Ecopontes foi contratada para a execução destas duas pontes, sendo a primeira substituída totalmente e a segunda recuperada pelo sistema Retrofit.

CONSTRUÇÃO DE PONTE DE ACESSO AO BALNEÁRIO

A ponte que liga o balneário foi executada sobre fundações em estacas pré-moldadas, dado o lençol freático ser bastante superficial e de forte vazão, contemplando também cabeceiras e alas em concreto armado com altura de 3,00m, vigas longarinas e transversinas em perfis metálicos laminados em aço A-36, pré-laje em steel-deck, tabuleiro em concreto auto adensável de alta resistência, além de defensas e guarda corpos do tipo New Jersey em concreto.

Para saber mais sobre o modelo de pontes EcoMix, usado na na construção da ponte de acesso ao balneário, clique aqui.

RETROFIT DA PONTE PASSO FUNDO

Já a ponte do Rincão do Passo Fundo teve seus apoios centrais demolidos e suas cabeceiras readequadas para receber uma ponte de vão único com 22,00m de extensão. Esta ponte foi concebida com perfis metálicos soldados em aço A-36 com protensão externa, pré-laje em steel-deck e tabuleiro em concreto.

A solução via metodologia do Retrofit, exclusividade da Ecopontes, traz em seu bojo técnico um excelente custo beneficio quando comparado a construção de uma nova ponte. Este beneficio chega a ser da ordem de 60% de redução quando o valor gasto é comparado a execução de uma nova ponte, sem é claro perder a capacidade de carga e longevidade do dispositivo de transposição.

ara saber mais sobre a metodologia do Retrofit, usada na ponte de acesso Passo Fundo, clique aqui.

Categorias: Informativo

Pague com: Bandeiras de cartões
Logotipo